Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

A invasão chinesa avança em todas as frentes, por Luís Nassif

Enfrentar como o gigante chinês? E não é apenas em bens de capital. As plataformas de bens não duráveis estão esmagando nossos varejistas.

A China tem uma política cambial que barateia seus produtos; tem bancos nacionais e regionais que financiam sua produção, trens rapidíssimos cortando todo o país e um sistema de inovação que diariamente produz novidades.

O Brasil tem uma política cambial que encarece seus produtos, taxas de juros proibitivas, um sistema rodoviário destruído, por falta de manutenção, no período Tarcísio de Freitas.

O resultado é uma invasão de produtos chineses por todos os poros da economia brasileira.

Confira os quadros abaixo.

O primeiro é da Pesquisa Mensal das Indústria (PMI), do IBGE. Em um ano, a produção acumulada de bens de capital caiu estrondosos 14,41%,

Aqui, um gráfico de linha mostrando a queda acentuada da produção de bens de capital.

O mesmo acontece com a siderurgia,

Os gráficos abaixo, tirados do Comexport, mostram a evolução das exportações chinesas, no acumulado de 12 meses. Uma alta consistente em insumos industriais elaborado, em peças e acessórios para bens de capital, e um salto para bens de capital.

Hoje em dia, o minério de ferro sai de Carajás, vai até a China e volta na forma de bens de capital ou produtos siderúrgicos que chegam a custar 40% a menos que os nacionais.

No câmbio, não se mexe, porque não é de bom tom.

No financiamento, inventam-se gambiarras porque o único setor que pode receber crédito subsidiado é o agrícola.

Enfrentar como o gigante chinês? E não é apenas em bens de capital. As plataformas de bens não duráveis estão esmagando nossos varejistas.

O governo poderia taxar a saída de minério de ferro, sob o argumento de que a viagem de ida e volta afeta o efeito estufa. Mas não basta.

A China está prestes a destruir o que resta das grandes empresas nacionais. E não se vê uma política clara do governo, de defesa do emprego e da produção nacional.

FONTE:

https://jornalggn.com.br/economia/a-invasao-chinesa-avanca-em-todas-as-frentes-por-luis-nassif/