Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“A situação de Porto Alegre é um atestado de incompetência das autoridades”, diz Juremir Machado

Enchentes no Rio Grande do Sul expõem falhas na gestão pública de Porto Alegre, alerta radialista.

Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o escritor, tradutor, jornalista, radialista e professor universitário Juremir Machado da Silva criticou severamente a gestão municipal e estadual em relação às recentes enchentes que assolaram Porto Alegre e outras regiões do Rio Grande do Sul.

“O prefeito de Porto Alegre e o governador não fizeram o dever de casa”, declarou Machado, apontando a falta de preparo e a negligência das autoridades diante da tragédia. “Os bairros estão alagados de merda, o esgoto voltou”, afirmou, descrevendo a gravidade da situação.

Segundo o entrevistado, a atual condição da capital gaúcha não é fruto de uma fatalidade, mas sim resultado de anos de descaso e falta de investimento. “Faltou cuidado, faltou zelo”, destacou. Ele também criticou a política de venda de patrimônio público, afirmando que “só se pensava em vender a cidade”, o que levou ao desleixo e ao sucateamento de infraestruturas essenciais.

Machado ressaltou a importância do reconhecimento da gravidade da situação, mencionando inclusive a postura da mídia local. “Até a RBS se rendeu aos fatos”, comentou.

Sobre o impacto político das enchentes, o entrevistado previu dificuldades para o prefeito Sebastião Melo em uma eventual tentativa de reeleição. “A inundação será o grande tema da campanha eleitoral”, afirmou, sugerindo que a gestão municipal terá que lidar com as consequências das enchentes diante do eleitorado.

Assista:

FONTE:

https://www.brasil247.com/entrevistas/a-situacao-de-porto-alegre-e-um-atestado-de-incompetencia-das-autoridades-diz-juremir-machado