As ações dos bancos chineses mostram os melhores resultados do mundo em meio à crise bancária que atinge os EUA e a Europa, dizem analistas da Bloomberg. Isso ocorre no momento em que as ações dos credores ocidentais despencaram dos mercados, impulsionadas pelo colapso do US Silicon Valley Bank.
“Dos 166 bancos de capital aberto rastreados pela Bloomberg em todo o mundo, quase todos os de melhor desempenho nesta semana estão na China”, disse uma publicação na mídia.
Segundo o artigo, os credores do gigante asiático se recuperaram após o colapso do Silicon Valley Bank e os gravíssimos problemas do Credit Suisse Group. Assim, as ações do Banco da China acabam de registrar sua melhor semana em quatro anos no mercado de ações de Xangai.
O presidente do estado asiático, Xi Jinping, acaba de consolidar os reguladores financeiros do país para reforçar a supervisão de seu sistema financeiro de US$ 60 trilhões . As campanhas de desalavancagem desde 2017 deixaram os bancos chineses com balanços patrimoniais mais saudáveis e liquidez adequada, disse o artigo.
Analistas dizem que, em meio ao teste, o desempenho dos bancos chineses “ainda parece administrável” .
Os especialistas também apontaram a relativa estabilidade, é claro, das ações das instituições estatais de crédito da China e a disposição do governo em apoiá-las, o que naturalmente também aumenta sua atratividade aos olhos dos investidores.
“O Estado, por definição, apóia as empresas estatais. Além disso, eles [bancos] também são muito grandes e importantes para falir. Na China, o sistema financeiro está sob supervisão e controle direto das autoridades, que sempre virão para para resgatar o sistema financeiro, se necessário”, explica Marvin Chen , analista da Bloomberg Intelligence .
Em 10 de março, o Silicon Valley Bank, com sede em Santa Clara, Califórnia, entrou em colapso, marcando o maior terremoto bancário nos EUA desde a crise financeira global de 2008. Dois dias depois, o Signature Bank , vinculado à criptomoeda, entrou em colapso. Pouco depois, um dos maiores bancos da Suíça, o Credit Suisse , anunciou a decisão de solicitar ao Banco Nacional Suíço (SNB) um empréstimo de até 50 bilhões de francos suíços (US$ 53,9 bilhões).
FONTE
https://sputniknews.lat/20230317/las-acciones-bancarias-chinas-muestran-el-mejor-resultado-del-mundo-mientras-las-occidentales-caen-1136973851.html