Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Acordo entre Índia e Rússia para compra de petróleo por rublos é mais um sinal da desdolarização

A decisão de fazer transações em rublos em vez de rúpias indianas ou dólares americanos representa outro passo na desdolarização que tem se espalhado por todo o mundo.

Nesta semana, foi relatado que a maior corporação privada da Índia, Reliance Industries, e a empresa de energia russa Rosneft assinaram um acordo de um ano para o fornecimento de até três milhões de barris de petróleo por mês que serão pagos em rublos russos, colocando mais um prego no caixão da hegemonia do dólar dos EUA.

As transações serão tratadas pelo banco da Índia HDFC e pelo Gazprombank da Rússia, fora do sistema de pagamento interbancário ocidental SWIFT e imune às sanções unilaterais ilegais impostas à Rússia pelo Ocidente.

Após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, os países ocidentais reduziram muito suas compras de petróleo e gás russos em uma tentativa que visava destruir a economia russa e que, entretanto, fracassou.

“Desde que a guerra econômica existencial ocidental de sanções [contra a Rússia] começou em 2022, as importações da Índia de petróleo russo dispararam. Na verdade, as importações de petróleo russo pelo país subiram dez vezes apenas em 2023″, explicou o especialista em segurança e relações internacionais Mark Sleboda em entrevista à Sputnik. “Então eles estão comprando petróleo russo. Estão [conseguindo] um bom preço por ele, tornando seus produtos mais competitivos e a Europa não está obtendo esse petróleo barato e confiável”.

A decisão de fazer transações em rublos em vez de rúpias indianas ou dólares americanos representa outro passo na desdolarização que tem se espalhado por todo o mundo.

Se os EUA continuarem nesse caminho, mais países seguirão o exemplo, prevê Sleboda. Quanto mais o Ocidente usa sanções e sistemas de pagamento como uma arma na política externa, “mais da economia mundial [afastar-se-á] para fora do seu alcance”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/acordo-entre-india-e-russia-para-compra-de-petroleo-por-rublos-e-mais-um-sinal-da-desdolarizacao#google_vignette