Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Aflição entre os internautas: ‘Terceira Guerra Mundial’ bomba nas redes após o Irã lançar drones contra Israel

‘EUA e do Reino Unido se mobilizam em resposta aos iranianos’, escreveu um perfil em rede social.

Internautas demonstraram preocupação com a escalada de conflitos no Oriente Médio. Em uma das redes sociais, a expressão “Terceira Guerra Mundial” chegou à seção Assuntos do Momento.

Um perfil escreveu: “começou o que poderá Ser a Terceira Guerra Mundial! Depois que Irã lançou ataques com mais de 100 drones sobre os Judeus, autoridades israelenses convocam gabinete de guerra e confirmam que Israel se prepara para um ataque em grande escala. Os aliados de Israel se preparam para o combate. Os caças dos EUA e do Reino Unido se mobilizam em resposta”. Outra pessoa fez a seguinte postagem: “Israel X Irã: Será uma terceira guerra mundial???”. “A Terceira Guerra Mundial está a começar”, publicou mais uma conta em rede social.

O Irã prometeu responder ao ataque israelense ao seu consulado em Damasco, em 1º de abril, que matou sete oficiais da Guarda, incluindo dois comandantes seniores, e disse que seu ataque foi uma punição por “crimes israelenses”. Israel não confirmou nem negou a responsabilidade pelo ataque ao consulado.

O presidente dos EUA, Joe Biden, que na sexta-feira alertou o Irã contra o ataque a Israel depois de dizer que tal cenário parecia iminente, prometeu apoiar Israel contra o Irã, disse a Casa Branca.

Um general israelense aposentado, Amos Yadlin, disse ao canal de notícias do país 12 que os drones iranianos estavam equipados com 20 kg de explosivos cada.

Os militares de Israel disseram que sirenes soariam em qualquer área ameaçada e que as suas defesas estavam preparadas para lidar com elas.

Israel e a vizinha Jordânia, que fica entre o Iraque e Israel, disseram que iriam fechar o seu espaço aéreo na noite de sábado e a Jordânia anunciou estado de emergência.

A Síria, aliada do Irã, disse que estava colocando os seus sistemas de defesa terra-ar em torno da capital e das principais bases em alerta máximo, disseram fontes militares locais.

O genocídio de Israel na Faixa de Gaza, onde o Irã tem aliados, aumentou as tensões na região, estendendo-se a frentes com o Líbano e a Síria e atraindo fogo de longo alcance contra alvos israelenses de lugares tão distantes como o Iêmen e o Iraque, aliados dos iranianos.

Esses confrontos ameaçam agora transformar-se num conflito direto e aberto que oponha o Irã e os seus aliados regionais a Israel e ao seu principal apoiador, os Estados Unidos.

Com informações da Reuters

FONTE:

https://www.brasil247.com/midia/aflicao-entre-os-internautas-terceira-guerra-mundial-bomba-nas-redes-apos-o-ira-lancar-drones-contra-israel