Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Agência de Risco S&P melhora classificação do Brasil

Ano termina com mais uma excelente notícia para o governo Lula; nota passou de BB- para BB.

O ano de 2023 encerra-se com uma notícia altamente positiva para a economia brasileira, marcando um momento significativo para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta terça-feira, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) anunciou uma melhoria na classificação de risco do Brasil, elevando-a de BB- para BB. Esta elevação ocorre num contexto global de desaceleração econômica, destacando o Brasil como um caso de sucesso econômico.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 2,13 trilhões, o Brasil conseguiu ascender ao nono lugar entre as maiores economias do mundo, de acordo com as estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI). Esta conquista notável representa um avanço em relação ao ano anterior, quando o Brasil ocupava a 11ª posição no ranking global.

De acordo com o World Economic Forum, o Brasil ultrapassou o Canadá, cujo PIB foi previsto em US$ 2,12 trilhões, evidenciando o vigoroso crescimento econômico do país. Este avanço econômico sob a gestão de Lula reflete uma série de políticas eficazes e estratégias de desenvolvimento implementadas pelo governo.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, expressou sua satisfação com essa evolução. Ela relembrou que, sob as administrações anteriores de Lula e Dilma Rousseff, o Brasil já havia alcançado a posição de sétima maior economia mundial. A ascensão do Brasil, desde a 12ª posição no início de 2023 até a atual nona posição, é um testemunho do “trabalho sério e decisões voltadas para o bem do povo e do país”, segundo Hoffmann.

Esta melhoria na classificação de risco por parte da S&P e o progresso no ranking econômico mundial são sinais claros do fortalecimento da economia brasileira.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/agencia-de-risco-s-p-melhora-classificacao-do-brasil