Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Ao lado de Dilma, Lula critica FMI e exalta o Banco do BRICS: ‘vamos abandonar o dólar no comércio internacional’

Em discurso no Rio, presidente também fez duras críticas a Jair Bolsonaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quarta-feira (6) da cerimônia de assinatura de contratos de captação de recursos entre BNDES e NBD, o Banco do BRICS. Em seu discurso, ele afirmou que o NBD precisa superar o FMI, instituição classificada pelo chefe de Estado como prejudicial ao Sul Global.

“O Banco do BRICS precisa ser mais forte que o FMI. Dilma, nunca mais diga país em desenvolvimento. Somos o Sul Global, algo mais chique, moderno e condizente com a importância que nós temos para enfrentar o Norte”, disse Lula em discurso no Rio, na sede do BNDES.

Ele então se referiu à presidenta do NBD, Dilma Rousseff, como ‘Dilminha’, e disparou contra o FMI: “Não podemos repetir o sistema financeiro internacional, o FMI, que não empresta dinheiro para salvar, e sim uma corda para a pessoa se enforcar”.

“Vamos ter que aprender a negociar sem o dólar como moeda padrão. Por que se eu for negociar com a China precisa de dólar?”, questionou Lula.

Críticas a Bolsonaro – O presidente Lula também fez uma série de fortes críticas a Jair Bolsonaro, afirmando que seu antecessor “não tinha noção do que era polítca internacional, geopolítica e as relações diplomáticas entre os países”. “O mundo também não queria dar trela a alguém que não gostava de democracia”, disse Lula.

Segundo Lula, as volumosas reservas internacionais obtidas durante os governos do PT salvaram o país do pior. “Nossas reservas é que dão a garantia de que um maluco como aquele que governou o país não quebrou o país. Foi porque tínhamos uma reserva”, disse.

Ele também comparou os últimos anos a uma “praga de gafanhotos”.

“Isso passou por esse país e fez as pessoas descobrirem o quão importante é ter um governo civilizado e que gosta de gente. Vocês não têm noção de como eu sou tratado lá fora. As pessoas perceberam a diferença”, disse.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/ao-lado-de-dilminha-lula-critica-fmi-e-exalta-o-banco-do-brics-vamos-abandonar-o-dolar-no-comercio-internacional#google_vignette