Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Após acusar Brasil de censura ao X, comitê dos EUA vota por censurar TikTok

A maioria dos membros do Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados dos EUA votou, neste sábado (20), por banir o TikTok do país.

A maioria dos membros do Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara dos Deputados dos EUA votou, neste sábado (20), por banir o TikTok do país. No entanto, a decisão ocorreu logo após o grupo, composto em sua maioria por Republicanos, divulgar um “relatório” acusando o Brasil, o Supremo Tribunal Federal e o ministro Alexandre de Moraes de censura ao X/Twitter.

De acordo com o jornalista Leonardo Sakamoto, em sua coluna no UOL, “a justificativa é que hoje o TikTok pode colocar em risco a segurança nacional, uma vez que a empresa poderia ser obrigada a compartilhar dados com o governo chinês. Ironicamente, o governo dos EUA é acusado de já exigir o compartilhamento de informações de usuários das plataformas sediadas no país.

Entre os membros do Comitê de Assuntos Jurídicos da Câmara, que divulgou, na semana passada, o relatório acusando o Brasil de censura à liberdade de expressão, 29 foram a favor e 13, contra. Considerando apenas os republicanos, foram 14 favoráveis e nove, contrários. Entre os democratas, 15 a favor e quatro, contra”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/apos-acusar-brasil-de-censura-ao-x-comite-dos-eua-vota-por-censurar-tiktok