Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Após aumento dos combustíveis, Aepet afirma que PPI acabou só na retórica

Após aumento dos combustíveis, Aepet afirma que PPI acabou só na retórica

“Quem perde é o brasileiro e a economia nacional, com inflação mais alta e redução da produtividade”, diz a Associação dos Engenheiros da Petrobrás.

Desde maio, AEPET tem alertado para a farsa do fim do Preço Paritário de Importação (PPI). A Petrobrás anunciou nesta terça-feira um aumento de 16,27% no litro da gasolina e de 25,83% no litro do diesel. Os novos valores começam a ser cobrados pelas refinarias da empresa nesta quarta-feira (16).

A Petrobrás justificou o aumento devido “à consolidação dos preços de petróleo em outro patamar, e estando no limite da sua otimização operacional, incluindo a realização de importações complementares, tornou-se necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a companhia”.

Em 2 de julho, Felipe Coutinho, vice-presidente da AEPET, alertou que “O fim do Preço Paritário de Importação (PPI) é mais uma farsa”. E afirmou: “somente a Petrobrás consegue suprir o mercado doméstico de derivados com preços abaixo do paritário de importação e, ainda assim, obter resultados compatíveis com a indústria internacional e sustentar elevados investimentos que contribuem para o desenvolvimento nacional”.

A elevação dos preços ocorre depois de importadores e porta vozes dos controladores de refinarias privatizadas protestarem que os preços estariam defasados em relação ao mercado internacional, após alta das cotações do petróleo.

Imediatamente após o anúncio do aumento, as ações da Petrobrás tiveram acentuada alta nas Bolsas de São Paulo e Nova Iorque.

O Bradesco BBI comemorou: “Boas notícias. Em uma base anualizada, isso representa aproximadamente um incremento de 7% no FCFE (fluxo de caixa livre para o acionista, ou Free Cash Flow to Equity) , que poderia ser convertido em dividendos em grande parte”, aponta o Bradesco BBI.

Quem perde é o brasileiro e a economia nacional, com inflação mais alta e redução da produtividade.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/apos-aumento-dos-combustiveis-aepet-afirma-que-ppi-acabou-so-na-retorica