Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Biden leva EUA ao risco de 3ª Guerra Mundial ao permitir ataques na Rússia, diz ex-agente da CIA

“Estamos nos envolvendo, cada vez mais, em uma guerra que poderia ter sido evitada e para a qual a única justificativa dada foi ‘enfraquecer’ a Rússia”, disse Philip Giraldi.

O governo Biden mergulhou gradualmente os Estados Unidos na guerra da Ucrânia com a Rússia e colocou o país no caminho de uma potencial Terceira Guerra Mundial termonuclear.

É o que disse, o ex-analista da CIA e ex-oficial de inteligência do Exército dos EUA, Philip Giraldi à Sputnik nesta sexta-feira (31).

“Isso é horrível! Estamos nos envolvendo, cada vez mais, em uma guerra que poderia ter sido evitada e para a qual a única justificativa plausível dada foi ‘enfraquecer’ a Rússia”, disse Giraldi.

As tensões EUA-Rússia, que já são piores do que têm sido desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, mergulharam ainda mais na quinta-feira (30), quando a mídia dos EUA informou que o presidente Joe Biden já havia dado permissão à Ucrânia para usar armas dos EUA para atacar dentro da Rússia, supostamente perto da região da Carcóvia.

“A Rússia, por sua vez, alertou que qualquer escalada da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e/ou dos Estados Unidos será respondida com a utilização de todas as capacidades de Moscovo para se defender”, cravou Giraldi.

O antigo analista da CIA alertou que esta decisão poderia se transformar em um ponto sem retorno no desencadeamento de uma guerra direta entre os Estados Unidos e a Rússia.

“Fornecer à Ucrânia armas que serão usadas para atacar profundamente a Rússia será visto como um ato de guerra e o que se desenvolverá a partir disso poderá ser catastrófico para todos os envolvidos”, alertou Giraldi.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/biden-leva-eua-ao-risco-de-3-guerra-mundial-ao-permitir-ataques-na-russia-diz-ex-agente-da-cia