Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Bolívia se torna membro pleno do Mercosul

Presidente Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no Paraguai.

247 – A Bolívia aderiu formalmente ao Mercosul nesta sexta-feira (5), após o presidente Luis Arce promulgar a lei aprovada pelo Congresso. Arce destacou em sua conta no X que a incorporação do país ao bloco regional tem um caráter estratégico e posiciona a Bolívia como um eixo articulador na região. A norma foi aprovada pela Câmara de Deputados em 14 de junho e sancionada pelo Senado na última quarta-feira, com a lei entrando em vigor em 30 dias.

“A incorporação da Bolívia como país-membro do Mercosul tem um caráter estratégico e nos converte em um eixo articulador na região”, escreveu Arce.

A chanceler boliviana, Celinda Sosa, ressaltou a importância histórica deste momento para a Bolívia, enfatizando os benefícios para os setores produtivos e para os bolivianos que vivem e participam do Mercosul. Sosa descreveu a adesão como um sonho realizado após muitos anos, permitindo que a Bolívia participe do quinto bloco econômico mais importante do mundo.

Luis Arce participará da cúpula do Mercosul no Paraguai no domingo e se encontrará o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Cruz na segunda-feira. A cúpula deve finalizar a entrada da Bolívia como membro pleno do Mercosul, bloco criado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, cuja adesão boliviana já havia sido ratificada pelos demais países membros.

Foto: Sputnik

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/bolivia-se-torna-membro-pleno-do-mercosul