Brasileiros na Faixa de Gaza têm permissão para deixar a região, contudo, o processo de saída está atrasado devido à priorização de ambulâncias transportando feridos.
O embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, afirmou nesta sexta-feira (10), após o fechamento da passagem de Rafah na fronteira com Egito impedir a evacuação de brasileiros da zona de conflito na Faixa de Gaixa, que a retirada deve ocorrer após ambulâncias com feridos por Israel atravessarem o posto de controle.
Candeas afirmou ao portal Metrópoles que militares israelenses dificultam a passagem das ambulâncias e citou a expectativa de que os veículos cheguem ao Egito no sábado (10).
“[Há] Notícias de forte presença militar israelense e combates ao redor de hospitais, o que impede ou dificulta a saída de ambulâncias”, diz Candeas. “Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros”, completa.
O posto de Rafah, localizado na fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza, foi fechado antes que o grupo de 34 brasileiros pudesse atravessar a fronteira e escapar do conflito por meio da repatriação.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) que Israel controla a lista de pessoas autorizadas a deixar a Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira do enclave com o Egito. Brasileiros e seus familiares seguem aguardando para deixar a região, com a passagem sendo fechada mesmo após receberem autorização do governo israelense para tal.
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/brasileiros-aguardam-passagem-de-ambulancias-ao-egito-para-deixar-gaza-diz-embaixador-na-palestina