Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
BRICS não tem o objetivo de se tornar uma nova ‘hegemonia coletiva’, diz Lavrov

BRICS não tem o objetivo de se tornar uma nova ‘hegemonia coletiva’, diz Lavrov

Em artigo, chanceler russo disse que o BRICS está pronto para se tornar “um dos pilares de uma nova ordem mundial policêntrica e mais justa”.

O grupo de economias emergentes BRICS não tem como objetivo se tornar uma nova “hegemonia coletiva”, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

“Não temos a intenção de substituir mecanismos multilaterais existentes, muito menos nos tornarmos uma nova ‘hegemonia coletiva'”, afirmou o ministro em um artigo para a revista sul-africana Ubuntu, publicado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia na segunda-feira.

No artigo, Lavrov disse que o BRICS está pronto para se tornar “um dos pilares de uma nova ordem mundial policêntrica e mais justa”. “É por isso que lançamos o processo de expansão. É simbólico que tenha ganhado tal impulso no ano da Presidência da África do Sul, um país que se juntou ao BRICS como resultado de uma decisão política baseada em consenso”, escreveu Lavrov.

O ministro acrescentou que as “prioridades incondicionais” do BRICS incluem medidas como o fortalecimento do potencial do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco e do Acordo de Reservas Contingentes do BRICS, aprimoramento dos mecanismos de pagamento e aumento do papel das moedas nacionais em acordos mútuos. “Está planejado focar nesses assuntos na Cúpula do BRICS em Joanesburgo”, afirmou ele.

A cúpula do BRICS acontecerá em Joanesburgo de 22 a 24 de agosto e espera-se a presença de Lavrov e dos líderes da China, Índia, Brasil e África do Sul. O presidente russo, Vladimir Putin, deverá participar da cúpula por meio de videoconferência.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/brics-nao-tem-o-objetivo-de-se-tornar-uma-nova-hegemonia-coletiva-diz-lavrov