Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
‘Centrão está usando confronto com STF para emparedar Lula’, afirma Eugênio Aragão

‘Centrão está usando confronto com STF para emparedar Lula’, afirma Eugênio Aragão

“É uma extorsão (cometida pelo Congresso) da forma mais rasteira”, avaliou o advogado em entrevista à TV 247.

Em uma entrevista à TV 247, o advogado Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, fez uma análise contundente da atual situação política no Brasil, destacando dois grupos de atores que desempenham papéis distintos no cenário político do país. A primeira categoria identificada por Aragão é a “ultradireita”, que, segundo ele, confunde o governo com o Supremo Tribunal Federal (STF) e acredita que o STF segue a agenda do governo Lula. Aragão enfatiza que essa percepção não corresponde à realidade. Ele considera essa abordagem da ultradireita como um equívoco político.

“O outro grupo (centrão) está usando o conflito, declarando bloqueio das agendas no Congresso para botar o governo contra a parede. Aproveitando esse argumento cretino da ultradireita de que o governo e o Supremo estariam num conluio. Estão só usando isso para botar Lula contra a parede. É uma extorsão (cometida pelo Congresso) da forma mais rasteira. Chantagista nunca vai parar de chantagear. É uma coisa que precisa de coibida”, afirmou Eugênio Aragão.

É um confronto aberto com o Supremo (aprovar Marco Temporal). E conseguiram assinaturas mais uma Emenda Constitucional mais absurda para o Congresso ter poderes de cancelar decisão do Supremo. É o absurdo do absurdo. O artigo 60 da Constituição, parágrafo 4, é muito claro: emendas constitucionais não poderão ter projeto, ataques à separação dos Poderes. Controle de constitucionalidade é papel do Supremo e não do Congresso.

O advogado argumenta que, historicamente, o Centrão era influenciado por cargos e recursos, mas durante os quatro anos do governo Bolsonaro, ocorreu uma mudança significativa de poder, com os presidentes da Câmara e do Senado assumindo papéis de liderança. Essa mudança, segundo Aragão, não será revertida facilmente.

 

FONTE
https://www.brasil247.com/entrevistas/centrao-esta-usando-confronto-com-stf-para-emparedar-lula-afirma-eugenio-aragao