Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

China alerta Blinken que EUA devem escolher entre “cooperação ou confronto”

A China alertou nesta quinta-feira os Estados Unidos que os dois países devem escolher entre “confronto ou cooperação”, enquanto o secretário de Estado americano, Antony Blinken, inicia sua visita oficial ao país, em meio a ameaças de sanções contra Pequim por seu apoio à Rússia na guerra.

“Se a China e os EUA escolherem cooperação ou confronto, isso afeta o bem-estar de ambos os povos, das nações e também o futuro da humanidade”, afirmou o secretário do partido de Xangai, Chen Jining, em reunião com Blinken.

A viagem do secretário de Estado americano ocorre em meio ao aumento das tensões bilaterais, com acusações dos EUA de que a China estaria apoiando a máquina industrial militar da Rússia na guerra contra a Ucrânia.

Durante o encontro, Blinken também enfatizou que as empresas americanas precisam de um campo de jogo equitativo na China e mencionou “práticas econômicas não de mercado” no país asiático, de acordo um comunicado do porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.

“Temos a obrigação para com nosso povo – de fato, uma obrigação para com o mundo – de gerenciar o relacionamento entre nossos dois países de forma responsável”, disse ele.

Por outro lado, a China rejeitou as críticas comerciais dos EUA, dizendo que suas práticas estão de acordo com as regras internacionais. Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, pediu que o governo Biden cooperasse no desenvolvimento de laços comerciais estáveis entre os dois países.

Blinken também está programado para realizar conversas com líderes empresariais americanos em Xangai antes de seguir para Pequim para reuniões na sexta-feira, incluindo um possível encontro pessoal com o presidente Xi Jinping.

FONTE:

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/04/25/china-alerta-blinken-que-eua-devem-escolher-entre-cooperao-ou-confronto.ghtml