Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Christiane Pelajo é a 1ª âncora contratada pela CNBC Brasil

Ela comandará um dos principais telejornais do horário nobre do novo canal.

A jornalista Christiane Pelajo foi anunciada nesta terça-feira (02) como o primeiro talento contratado pelo novo canal jornalístico CNBC Brasil. Segundo o grupo CNBC Times Brasil, liderado por Douglas Tavolaro, ela vai ancorar um dos principais telejornais do horário nobre da emissora, que terá presença em todas as plataformas. Pelajo trabalhou na Globo por 26 anos e foi uma das jornalistas que fundou a GloboNews em 1996.

“Estou honrada e animada em ser âncora da CNBC no Brasil. Estou mergulhada no universo de negócios, inovação, tecnologia e criatividade. Este novo desafio tem total sinergia com o trabalho que venho fazendo nos últimos dois anos. Vamos mexer com o jornalismo de negócios aqui no Brasil”, afirmou Pelajo em comunicado divulgado pela CNBC.

E completou: “Vai ser histórico e não vejo a hora de dizer ‘Boa noite’ de novo, no ar!”.

Para Douglas Tavolaro, fundador e CEO da CNBC no Brasil, Christiane Pelajo confere um significativo impacto inovador que a nova emissora de jornalismo tem provocado em todo o país desde o anúncio de seu lançamento no início do mês anterior.

“Nosso primeiro nome de vídeo não poderia deixar de ser uma mulher que representa tão bem a força, o talento e a inteligência do jornalismo brasileiro. Seu conhecimento no mundo dos negócios, somado à estrutura de notícias da CNBC Times Brasil, vai contribuir com a qualidade da informação no país e apresentar um projeto inovador de telejornalismo”.

Adiantado pelo NaTelinha em dezembro de 2023, foi anunciado oficialmente no mês passado a formação do grupo de mídia Times Brasil, cujo enfoque primordial será a distribuição de conteúdo exclusivo em língua portuguesa da prestigiada CNBC, integrante da NBCUniversal. O canal estará sob liderança de Douglas Tavolaro, ex-sócio da CNN Brasil. Conforme apuração da reportagem, a sede editorial da CNBC Brasil será na região da Avenida Berrini, em São Paulo.

A CNBC é reconhecida internacionalmente por sua liderança no jornalismo econômico, fornecendo perspectivas econômicas globais em diversas plataformas. Nos EUA, está no ar desde 1989 e tem mais audiência que a CNN. A emissora disputa liderança do mercado com a Fox News. É a primeira vez que o grupo americano fecha esse modelo de parceria fora dos pais. No Brasil, sua estreia está prevista para ocorrer entre setembro e outubro.

A CNBC Times Brasil vai abranger desde notícias de negócios a política, esportes, estilo de vida, programas de entretenimento e até reality shows que tenha relação com empreendedorismo.

Antes do anúncio da contratação de Christiane Pelajo, a CNBC revelou os nomes de alguns de seus executivos. Érica Reis foi nomeada como Chefe de Inteligência de Mercado, o jornalista Rafael Gomide assumiu como Diretor de Operações (COO), e os advogados Marco Aurélio Cordeiro e Jaques Tiago Colares ocuparam, respectivamente, as posições de Vice-Presidente Jurídico e de Relações Internacionais e Chefe de Compliance e Relações com Investidores.

Christiane Pelajo

Christiane Pelajo é a 1ª âncora contratada pela CNBC Brasil

A jornalista Christiane Pelajo foi contratada do Grupo Globo por 26 anos. Ingressou na GloboNews em 1996, integrando a equipe de apresentadores que inaugurou o canal. Após nove anos dedicados à GloboNews, passou a compor a bancada do Jornal da Globo por mais de uma década, destacando-se na cobertura de temas políticos e econômicos, os quais também foram proeminentes nos telejornais que conduziu na GloboNews.

Na mesma emissora, Pelajo fez história ao se tornar uma das âncoras do Conexão GloboNews, o primeiro telejornal brasileiro apresentado por um trio feminino. Durante mais de duas décadas na Globo, Pelajo, fluente em inglês e francês, realizou coberturas especiais em diversos países, incluindo França, Espanha, Alemanha, Itália, Grécia, Índia, Estados Unidos, República Dominicana, Chile, além de todas as regiões do Brasil.

Em novembro de 2022, Pelajo deixou a Globo para dedicar-se ao jornalismo de negócios. Tornou-se palestrante do TEDx e participou de conferências em festivais de inovação, tecnologia e criatividade, como SXSW (Austin, Texas), WebSummit no Rio e em Lisboa, South Summit, Rio Innovation Week e Rio2C. Além disso, assumiu a coordenação e coautoria dos livros Ser + Em Comunicação, Uma Sobe e Puxa a Outra e Rise and Raise Others.

Em uma entrevista concedida à revista Quem, em março de 2023, Pelajo revelou que foi durante um retiro espiritual que tomou a decisão de solicitar sua demissão da Globo. “A sensação é que a minha carreira na TV Globo já tinha passado por todos os desafios e eu estava querendo realmente me abrir para um outro universo. Precisava ter mais tempo, mais flexibilidade de horário, para mim, é uma delícia”.

FONTE: https://natelinha.uol.com.br/televisao/2024/04/02/christiane-pelajo-e-a-1-ancora-contratada-pela-cnbc-brasil-209852.php