Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Cidade virou um grande lago”, lamenta prefeito de Canoas (RS)

De acordo com o gestor municipal, 150 mil pessoas perderam tudo e o município recebeu até o momento 66 mil pedidos de resgate.

Com 150 mil pessoas evacuadas devido às enchentes, cerca de 43% da população da cidade precisou deixar suas casas. Em entrevista ao jornal O Globo, o prefeito Jairo Jorge (PSD) descreveu a situação como caótica, com vastas áreas do município, principalmente na parte Oeste, submersas em água.

De acordo com dados oficiais, Canoas já recebeu 66 mil pedidos de resgate, refletindo a magnitude do desastre. “A cidade virou um grande lago. É um cenário de guerra”, declarou o prefeito. Com 97 abrigos de operação, a cidade enfrentou dificuldades na assistência às vítimas, especialmente com a perda de 19 das 27 unidades básicas de saúde e o colapso de três das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A tragédia afetou também a infraestrutura de apoio psicossocial, com os quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Pronto Socorro Municipal submersos. Jairo Jorge ressalta a necessidade urgente de ajuda permanente à cidade, estimando custos bilionários para restaurar Canoas à sua condição anterior.

FONTE:

https://www.brasil247.com/regionais/sul/cidade-virou-um-grande-lago-lamenta-prefeito-de-canoas-rs