Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Colômbia e Chile retiram embaixadores de Israel em protesto contra o massacre do povo palestino

Colômbia e Chile retiram embaixadores de Israel em protesto contra o massacre do povo palestino

Colômbia e Chile juntam-se à Bolívia em repúdio aos ataques de Israel na Faixa de Gaza.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse na terça-feira (31) que Bogotá chamaria seu embaixador em Israel de volta devido ao “massacre do povo palestino”.

“Decidi chamar nosso embaixador em Israel para consultas. Se Israel não parar o massacre do povo palestino, não podemos estar lá”, disse Petro via X (anteriormente Twitter).

A Colômbia torna-se o terceiro país da América Latina a romper relações diplomáticas ou chamar embaixadores de Israel, seguindo o exemplo da Bolívia e do Chile, respectivamente.

O governo do Chile, por sua vez, chamou seu embaixador em Israel para consultas na terça-feira após o que descreveu como violações de Israel ao direito internacional humanitário decorrentes de seus recentes ataques militares à Faixa de Gaza.

“O Chile condena veementemente e observa com grande preocupação… essas operações militares”, disse o Ministério das Relações Exteriores da nação sul-americana em um comunicado.

O Chile afirmou que as operações de Israel equivalem a “punição coletiva” da população civil palestina de Gaza, disse o ministério.

FONTE:

https://www.brasil247.com/americalatina/colombia-e-chile-retiram-embaixadores-de-israel-em-protesto-contra-o-massacre-do-povo-palestino