Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 13 anos lutando pelos jornalistas (3)
Com Marina, Lula apressa busca pelo voto útil

Com Marina, Lula apressa busca pelo voto útil

A articulação que atraiu o apoio de Marina Silva é o lance político mais relevante da campanha de Lula desde o acordo que levou o ex-tucano Geraldo Alckmin para dentro da chapa petista. Com Alckmin, Lula encostou seu projeto político no centro, empurrando a terceira via para o acostamento. Com Marina, Lula tenta ressuscitar a ideia de que sua candidatura é um movimento de forças suprapartidárias em defesa da democracia. O nome do jogo agora é “voto útil”.

Na semana passada, quando as conversas com Marina fervilhavam nos bastidores, Lula lançou no ar uma pergunta que resume sua estratégia: se um candidato que tem 1% nas pesquisas “quer ir para o segundo turno, por que que nós não podemos querer ganhar no primeiro turno se falta apenas um tiquinho?” Marina é o pontapé inaugural da estratégia elaborada por Lula para obter o “tiquinho” de votos que imagina ser suficiente para abreviar o desfecho da guerra contra Bolsonaro.

O relacionamento de Marina com Lula foi à geladeira em 2008, quando pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente. Depois disso, ela deixou o PT e mediu forças com sua antiga legenda em três disputas presidenciais. Na sucessão de 2014, foi arrancada do topo das pesquisas e do segundo turno por golpes baixos da marquetagem da campanha de Dilma Rousseff. Declarou apoio ao tucano Aécio Neves e amargou um doce terceiro lugar, com 22 milhões de votos.

Marina condicionou o degelo que a reaproximou de Lula a um ritual que incluiu o compromisso do candidato com uma agenda programática. Antes, Marina flertou com a candidatura de Ciro Gomes. Os 7% obtidos por Ciro no penúltimo Datafolha constituem o miolo do “tiquinho” que Lula acha que lhe falta para ganhar no primeiro turno. De quebra, Marina é evangélica. Embora Marina seja refratária à ideia de transformar púlpito em palanque, a adesão de uma cristã ao candidato que Michelle Bolsonaro diz ter parte com o diabo pode fazer um “tiquinho” de diferença.

FONTE

https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2022/09/12/com-marina-lula-apressa-busca-pelo-voto-util.htm