Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Comissão Mista de Mudanças Climáticas vai ser instalada nesta quarta

Pelas normas de alternância anual, a presidência deverá ficar com um deputado. A vice-presidência e a relatoria devem ser ocupadas por senadores.

A Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC) será instalada nesta quarta-feira (8), às 15h. Também serão eleitos o presidente, o vice-presidente e o relator. Pela regra de alternância anual, a presidência deverá ficar com um deputado. A vice-presidência e a relatoria devem ser ocupadas por senadores.

Criado em 2008, o colegiado é composto por 12 senadores, 12 deputados e igual número de suplentes. Entre as atribuições da CMMC está a de acompanhar, monitorar e fiscalizar ações referentes à mitigação das mudanças do clima e a ocupação do solo.

Em 2023, foram eleitos o senador Humberto Costa (PT-PE), como presidente, e a deputada Socorro Neri (PP-AC), como vice. Já a relatoria foi conduzida pelo deputado Sidney Leite (PSD-AM).

A instalação também vai acontecer em um contexto no qual moradores do Rio Grande do Sul enfrentam prejuízos por causa das enchentes. Pelo menos 95 pessoas morreram desde o último dia 29 no estado, onde, segundo autoridades estaduais, 207,8 mil pessoas estão fora de casa – 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

Os números também apontaram que o RS tem 401 das suas 497 cidades com algum relato de problema por causa dos temporais. Mais de 1,4 milhão de pessoas foram atingidas.

FONTE:

https://www.brasil247.com/meioambiente/comissao-mista-de-mudancas-climaticas-vai-ser-instalada-nesta-quarta