Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Como no RS, enchentes na Argentina e no Uruguai deixam milhares sem abrigo

O Brasil não é o único país passando por dificuldades provocadas por inundações nos últimos dias. Tanto na Argentina quanto no Uruguai, mais precisamente em cidades próximas às fronteiras, fortes chuvas e a cheia de rios colocam a população em risco e obrigam famílias inteiras a abandonarem a própria casa.

Enchentes no Uruguai

De acordo com uma estimativa feita recente pelo Sistema Nacional de Emergências (Sinae), 522 pessoas foram direcionadas a abrigos pelo poder público e 2.830 partiram para a casa de parentes ou amigos por conta própria.

Até o momento, Paysandú, Durazno, Salto, Artigas, Rocha, Soriano, Cerro Largo, Treinta y Tres e Tacuarembó são, respectivamente, as regiões mais afetadas pela vazão do Rio Uruguai, que nasce na Serra Geral, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para ter uma noção, o nível da água chegou a 8,86 metros, acima do nível de segurança (cerca de 6,50 metros).

Enchentes na Argentina

Em áreas ribeirinhas como Entre Ríos e Corrientes, as autoridades argentinas calculam pelo menos 540 desalojados entre 159 famílias. Diante desses números, ao programa Modo Fontevecchia, Francisco Azcué, prefeito de Concórdia, garantiu que, embora a situação seja realmente muito difícil, a região conta com “capacidade técnica e recursos humanos” para administrar esse cenário.

Devido à produção agropecuária local, o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Inta) também chama atenção para o provável prejuízo econômico.

“A cheia repentina dos rios Uruguai e Paraná tem afetado principalmente pequenos e médios produtores”, diz Diego Bendersky, especialista em produção animal do INTA Mercedes, em uma publicação feita no portal do Inta. Além do estrago em plantações, ele destaca a importância de imunizar e vermifugar o gado, que pode acabar contaminado pelo consumo de plantas tóxicas, por exemplo.

FONTE: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/05/18/como-no-rs-enchentes-na-argentina-e-no-uruguai-deixam-milhares-sem-abrigo.htm