Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Condenação judicial de Bolsonaro não vai resolver o problema da extrema-direita no Brasil”, diz Rui Costa Pimenta

Presidente do PCO afirma que prisão de Bolsonaro não resolverá a ascensão da extrema-direita no Brasil.

Rui Costa Pimenta, presidente do PCO (Partido da Causa Operária), analisou em entrevista ao editor do Brasil 247, Leonardo Attuch, o cenário político atual do Brasil. De acordo com Pimenta, a condenação judicial de Jair Bolsonaro não será suficiente para erradicar a presença da extrema-direita no país.

“Crescimento da extrema direita é muito forte e reflete o colapso da ideologia neoliberal”, pontua Pimenta, destacando a ascensão desse espectro político em meio a um contexto de desilusão com políticas econômicas neoliberais.

Ele ressalta que a prisão de Bolsonaro não encerraria a influência da extrema-direita bolsonarista, caracterizando o ex-presidente como uma figura medíocre, porém popular entre uma parte da população. “Bolsonaro é uma pessoa medíocre. Mas fala o que dá na cabeça dele e o povo gosta disso”, observa.

Sobre a postura do PT (Partido dos Trabalhadores), Costa critica aliança com a Rede Globo e a ênfase na prisão de Bolsonaro como palavra de ordem, argumentando que o partido se omite da luta política e não se apoia suficientemente no povo.”O PT está se apoiando na Rede Globo”, apontando para o distanciamento do partido das bases populares. Ele também questionou a estratégia de enfatizar a prisão de Bolsonaro como uma prioridade da esquerda, advertindo que tal abordagem poderia, paradoxalmente, fortalecer o apoio ao ex-presidente. Ele adverte para a possibilidade de um retorno de Bolsonaro ao poder, destacando que “Se Lula voltou, Bolsonaro igualmente pode voltar”.

Ao abordar o atual governo, Costa afirma que o PT deveria se posicionar de forma mais radical contra o sistema, em vez de buscar alianças. “O governo tem limitações, mas o PT deveria se colocar contra o sistema”, expressa.

Assista:

FONTE:

https://www.brasil247.com/entrevistas/condenacao-judicial-de-bolsonaro-nao-vai-resolver-o-problema-da-extrema-direita-no-brasil-diz-rui-costa-pimenta