Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Cúpula Rússia-África contará com a presença de 17 chefes de Estado, diz assessor do Kremlin

Cúpula Rússia-África contará com a presença de 17 chefes de Estado, diz assessor do Kremlin

Yury Ushakov enfatizou que a cúpula acontecerá apesar das ações do Ocidente.

Delegações de 49 países africanos, incluindo 17 lideradas por chefes de Estado, devem participar da cúpula Rússia-África nesta semana, disse o assessor de política externa do Kremlin, Yury Ushakov, a repórteres.

O assessor do Kremlin disse que a cúpula acontecerá apesar das ações do Ocidente.

“Seremos capazes de realizar a segunda Cúpula Rússia-África nesta situação, apesar da oposição dos estados ocidentais e da pressão exercida – muito forte, às vezes. E, claro, a participação dos africanos confirma sua intenção de fortalecer os laços com nosso país, apesar de todas as circunstâncias”, disse Ushakov.

“Até hoje, a presença foi confirmada por 49 países em 54. Mais da metade deles – 27 – serão liderados pelo mais alto ou segundo mais alto funcionário. Digo-vos que são 17 chefes de Estado, 5 vice-presidentes, 4 chefes de governo e 1 presidente de parlamento. Dezessete países serão representados por vice-primeiros-ministros e ministros, principalmente ministros das Relações Exteriores, e 5 países serão representados por seus embaixadores”, disse ele.

O assessor disse que a Rússia trabalhou muito e de forma constante para se preparar para a próxima cúpula.

“Este é um evento difícil, especialmente devido às circunstâncias”, disse ele. “Atribuímos grande importância a esta cúpula e esperamos que seja um sucesso.”

O segundo fórum de cúpula Rússia-África está programado para ocorrer em São Petersburgo, de 27 a 28 de julho. Paralelamente ao evento, estão previstas conferências econômicas e humanitárias. À semelhança do fórum anterior, o evento decorrerá sob o lema “Pela Paz, Segurança e Desenvolvimento”. A Fundação Roscongress é a organizadora da cúpula, enquanto a TASS é a agência fotográfica de hospedagem e parceira de mídia da cúpula.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/cupula-russia-africa-contara-com-a-presenca-de-17-chefes-de-estado-diz-assessor-do-kremlin