Enquanto a procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos, está prestes a completar um mês no cargo, o presidente se encontra com dois ‘aspirantes’ ao posto.
A procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos, está prestes a completar um mês no cargo interino na próxima sexta-feira (27), coincidindo com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recuperado de cirurgias no quadril e nas pálpebras, que voltará a se dedicar à escolha do titular do posto. Durante seu período como interina, Elizeta já tomou medidas que, em princípio, podem ser bem vistas pelo governo. Ela removeu aliados do ex-procurador-geral Augusto Aras de posições-chave na Procuradoria-Geral da República e optou por uma abordagem administrativa que pode acelerar investigações relacionadas a Jair Bolsonaro (PL). A mudança mais significativa foi a substituição da subprocuradora-geral Lindôra Araújo no cargo de vice-procuradora-geral da República, que agora é ocupado pela também subprocuradora-geral Ana Borges.
No Palácio do Planalto, os assessores do presidente Lula consideram que Elizeta tem seguido o esperado protocolo para um ocupante interino do cargo. Ela tem mantido um perfil discreto e nenhuma de suas ações até o momento gerou descontentamento no Planalto. No entanto, isso não significa, na opinião de membros do governo, que suas chances de efetivação no cargo tenham aumentado, informa o jornal O Globo.
Lula está de volta ao Palácio do Planalto nesta semana e planeja retomar as discussões com possíveis candidatos à PGR nos próximos dias. Segundo Igor Gadelha, do Metrópoles, o presidente está programado para se encontrar com pelo menos mais dois “aspirantes” ao cargo: os subprocuradores Aurélio Rios e Luiz Augusto Santos Lima.
O nome de Luiz Augusto foi indicado a Lula pelo ex-presidente José Sarney, e o subprocurador tem estado ativamente em contato com autoridades em Brasília, em busca de apoio, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em setembro, antes de sua cirurgia, Lula já havia conversado com outros dois candidatos à PGR: os subprocuradores Paulo Gonet e Antônio Carlos Bigonha.
FONTE:
https://www.brasil247.com/brasil/de-volta-ao-planalto-lula-retoma-discussoes-sobre-novo-pgr