Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Democracia é a melhor forma de governo para 71% dos brasileiros, aponta pesquisa Datafolha

Apenas 7% da população avalia que viver em uma ditadura é preferível sob certas circunstâncias.

Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, divulgada neste sábado (30) pela Folha de S. Paulo, aponta que  71% dos brasileiros consideram a democracia como a melhor forma de governo possível, enquanto outros 18% dizem que “ tanto faz” se o país vive ou não em um regime democrático, ante 7% dos que avaliam que viver em uma ditadura é preferível sob certas circunstâncias. Esse número coloca o apoio à democracia entre os mais altos já registrados, em uma série histórica que remonta a setembro de 1989, pouco antes da primeira eleição presidencial direta após o período da ditadura militar encerrada em 1985.

Ainda segundo o levantamento, o apoio à democracia é maior entre a classe média e os mais ricos. Entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos o apoio ao regime democrático é de 87% e chega a 85% entre os que possuem renda acima destes valores. As mulheres, contudo, são o grupo que registra o menor índice de entusiasmo por esta forma de governo (66%). A pesquisa também aponta que 18%  dos entrevistados se dizem muito satisfeitos com o regime democrático e que 53% se mostram um pouco insatisfeitos. Outros 27% se dizem insatisfeitos com a democracia.

Já os que acreditam que o Brasil vive de forma plena em um regime democrático somam 6%, enquanto os que consideram que a democracia brasileira possui pequenos problemas somam 28%. Já outros 46% avaliam que o regime democrático enfrenta grandes problemas, enquanto os que afirmam que o Brasil não é uma democracia totalizam 16%.

A pesquisa cruzou aqueles que se dizem muito ou um pouco petistas (41%), bolsonaristas (30%) e neutros (21%). Nesta linha, 25% dos apoiadores de Bolsonaro acham que o Brasil não é democrático, ante 9% dos petistas e 15% dos que se dizem neutros. Ainda conforme o estudo 32% dos que simpatizam com o PT afirmam estar muito satisfeitos com o regime democrático, contra 6% dos que se dizem bolsonaristas, sendo que 46% destes se dizem nada felizes com a democracia atual. os petistas que afirmam estar insatisfeitos somam 10%, enquanto os neutros são 30%.

O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 147 cidades. O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 20 de março e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

FONTE

https://www.brasil247.com/brasil/democracia-e-a-melhor-forma-de-governo-para-71-dos-brasileiros-aponta-pesquisa-datafolha