Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas (2)
Democracia está ‘em declínio’ no Brasil, aponta relatório internacional

Democracia está ‘em declínio’ no Brasil, aponta relatório internacional

País foi o que mais perdeu atributos democráticos no ano passado. Estudo da International IDEA também colocou os EUA, pela primeira vez, na lista dos que enfrentam retrocessos na sua democracia.

A democracia brasileira está “em declínio”, de acordo com um relatório internacional publicado nesta segunda-feira (22) pela organização International IDEA, com sede em Estocolmo.

O país também foi o que mais perdeu atributos democráticos em um ano, levados principalmente por conta da pandemia, protestos antidemocráticos, escândalos de corrupção e ameaças às instituições.

O relatório “The Global State Of Democracy 2021” (Estado da democracia global), também colocou os Estados Unidos, pela primeira vez, na lista das nações que enfrentam retrocessos na sua democracia.

Pandemia, corrupção e ameaças às instituições

Segundo o documento, no Brasil, país que desde 2016 aparece no levantamento das democracias em declínio, a situação foi afetada principalmente por:

  • a gestão da pandemia
  • escândalos de corrupção
  • protestos antidemocráticos
  • ameaças às instituições democráticas

“A gestão da pandemia foi tomada por escândalos de corrupção e protestos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro menosprezava a crise sanitária”, diz o relatório.

O documento cita nominalmente o presidente brasileiro, e diz que Bolsonaro “testou abertamente as instituições democráticas” ao questionar a lisura das eleições e dizer que não iria respeitar mais decisões do Supremo Federal Tribunal (STF).

Além do Brasil, a lista das democracias em retrocesso também inclui Índia, Filipinas, Polônia, Hungria e Eslovênia. Os EUA apareceram pela primeira vez por conta da “deterioração durante a segunda metade do mandato do ex-presidente Donald Trump”.

CONTINUE LENDO AQUI:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/11/22/democracia-esta-em-declinio-no-brasil-aponta-relatorio-internacional.ghtml