Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ.Há 9 anos lutando pelos jornalistasUnidos somos mais fortesÚnica entidade nacional de jornalistas que aceita associados com ou sem diploma.
Dicas de contabilidade para empreendedores de jornalismo

Dicas de contabilidade para empreendedores de jornalismo

A maioria de nós que fazemos jornalismo tem pouca ou nenhuma experiência na gestão financeira de uma organização de notícias. Este artigo é destinado àqueles que estão pensando ou já estão dirigindo uma startup de jornalismo e acham que precisam saber mais sobre o assunto.

Embora possa não saber muito sobre contabilidade, você é jornalista, portanto, sabe como fazer perguntas, investigar tópicos, processar o que aprendeu, organizar o material e apresentá-lo de maneira clara e compreensível. Você sabe contar uma história. Em relatórios contábeis e financeiros, você conta uma história com números. Um relatório financeiro responde à pergunta “Como estão os negócios?”. A resposta é uma história para você, seus funcionários, seus investidores ou seus financiadores.

Por JAMES BREINER no IJNET

Orçamento de despesas mensais

Vamos começar criando um orçamento mensal de despesas. Um orçamento é um roteiro. Ele nos diz para onde estamos indo e como vamos chegar lá. Também registra cada marco da jornada.

Comece fazendo uma lista de tudo com o qual você está gastando dinheiro a cada mês ou que precisará gastar. Vamos dizer que você não sabe qual deve ser o valor para hospedagem na web, ou quanto pagar um freelancer. Aja como um jornalista e consulte sua rede de contatos: faça algumas pesquisas entre empresas de tamanho e tipo similares.

Despesas mensais podem incluir salários, benefícios de empregados (estimar 25% a 35% do salário), despesas freelance, hospedagem de sites, web designers, consultores de tecnologia, assinaturas de software, acesso à internet, armazenamento digital, aluguel e despesas com serviços públicos (caso tenha um escritório), etc.

Depois de fazer essa lista, pergunte a si mesmo: “Essas despesas estão alinhadas com nossos objetivos e prioridades?”

Por exemplo, você está gastando muito dinheiro em web design quando há ferramentas gratuitas disponíveis para produzir um nível aceitável de qualidade? Ou seja, você pode produzir um produto viável mínimo que satisfaça seu público nesta fase do seu desenvolvimento sem incorrer em um custo exorbitante? Você realmente precisa de um escritório ou sua equipe pode se reunir em uma casa ou um lugar público com wifi?

CONTINUE LENDO AQUI:

https://ijnet.org/pt-br/story/dicas-de-contabilidade-para-empreendedores-de-jornalismo