Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Dino e Gonet serão sabatinados de forma conjunta nesta semana

Encontro com os senadores deve ocorrer na quarta-feira e a tendência é que ambos sejam aprovados.

Após um período de espera, os indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) enfrentarão sabatina no Senado nesta semana. Esta etapa é crucial para Flávio Dino, atual ministro da Justiça, e Paulo Gonet, subprocurador-geral da República, indicados para preencher as vagas deixadas pela aposentadoria da ministra Rosa Weber e o término do mandato de Augusto Aras. A sessão, planejada para ocorrer de maneira conjunta na quarta-feira 12, é uma decisão do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre.

As indicações, anunciadas em 27 de novembro, já passaram por uma avaliação inicial positiva. Relatores dos processos no Senado emitiram pareceres favoráveis, segundo reportagem do Globo. O senador Weverton Rocha defendeu a nomeação de Dino para o STF, enquanto Jaques Wagner avaliou positivamente a indicação de Gonet para a PGR. No entanto, a sabatina promete focar mais intensamente em Dino, dada sua história de antagonismo com líderes da oposição no Congresso. Gonet, por outro lado, parece ter um caminho menos turbulento para a aprovação, com suporte de diferentes espectros políticos.

Nos bastidores políticos, a sabatina é vista como uma etapa decisiva, especialmente para Dino, que ganhou destaque como ministro da Justiça. Seu nome começou a ser cotado para o STF pouco antes da aposentadoria da ministra Rosa Weber. Quanto a Gonet, sua postura como “garantista” em matéria penal e sua experiência recente como vice-procurador-geral Eleitoral são pontos notáveis. Ele foi inclusive considerado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019 e desempenhou um papel relevante nas eleições presidenciais de 2022.

FONTE:

https://www.brasil247.com/poder/dino-e-gonet-serao-sabatinados-de-forma-conjunta-nesta-semana