“O grande peso do PIB é a indústria bélica”, explica o jornalista, lembrando que a destruição de países mundo afora favorece empreiteiras dos EUA.
O jornalista Luís Nassif, em entrevista à TV 247, destacou a relação de dependência entre a economia dos Estados Unidos e as guerras. Nassif explicou que a indústria bélica representa uma parte substancial do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA, e a destruição de países em conflitos armados favorece empreiteiras americanas ligadas a políticos.
“A economia americana, com essa financeirização maluca, ela depende da guerra. O grande peso do PIB é a indústria bélica, e quando você destrói o país, quem é que vai reconstruir? Empreiteiras americanas ligadas a políticos, no Afeganistão, no Iraque. Então virou um país bélico”, pontuou.
Durante a entrevista, Nassif também abordou a recente situação no Oriente Médio, referindo-se ao conflito entre Israel e Palestina. Ele criticou a abordagem do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apontando para a falta de diplomacia.
Nassif argumentou que os ataques violentos de Netanyahu contra Gaza acabaram beneficiando o grupo Hamas, desmascarando as intenções israelenses e prejudicando a imagem dos Estados Unidos no processo. Ele ressaltou que Israel sempre teve uma tendência expansionista, o que complicou as relações internacionais, especialmente no contexto dos esforços para alcançar um acordo com a Arábia Saudita. “Você tem um açougueiro, com todo respeito pelos açougueiros, que é o Netanyahu, você tem um presidente americano absolutamente fraco, sem nenhuma visão de diplomacia, de geopolítica, e você tem a conclusão que é: o grupo terrorista do Hamas saiu vitorioso. O que ele queria era isso, era provocar um episódio que desmascarasse. Em um momento em que Israel estava avançando nesse acordo com a Arábia Saudita, que o grande empecilho era a Palestina, ele deu carne para a hiena. Israel, mesmo antes da ultradireita, sempre foi expansionista. Isso liquida com a imagem dos Estados Unidos, de Israel, destacou.
Assista:
FONTE:
https://www.brasil247.com/entrevistas/economia-americana-depende-da-guerra-diz-nassif