Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Eduardo Moreira escancara manipulação do Boletim Focus, do Banco Central

Economista e fundador do ICL mostra que algumas instituições financeiras turbinam as estimativas de dados econômicos, como as da inflação, para elevar a média muito para cima, a fim de manipular a opinião pública e a grande imprensa.

O economista e fundador do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), Eduardo Moreira, criticou a manipulação do mercado financeiro sobre o Boletim Focus do Banco Central, que traz estimativas econômicas de agentes do mercado.

Boletim Focus é um documento divulgado todas as segundas-feiras pelo BC e traz projeções de inflação, PIB (Produto Interno Bruto), taxa Selic, entre outros.

“Como o BC mede a expectativa do mercado, ele faz uma pesquisa, a Focus, pela qual ele manda um questionário para todas as instituições financeiras, economistas e operadores, que respondem anonimamente, embora o BC saiba quem respondeu o que. Aí, o BC faz a média e diz assim: ‘a expectativa de inflação do mercado é tanto’”, explicou Moreira no ICL Notícias 1ª edição desta sexta-feira (24).

Moreira falou especialmente da última versão do relatório, que mostrou um pessimismo geral do mercado financeiro com a economia brasileira.

“O Banco Central parece técnico mas não é. [Ele] define as taxas de juros do país – todas as nossas taxas dependem da taxa do Copom [Comitê de Política Monetária]. E uma das componentes que o Banco Central diz que usa para poder decidir a taxa é a expectativa do mercado em relação à inflação. Se o mercado está com uma expectativa muito alta em relação à inflação, o BC diz o seguinte: ‘eu não vou baixar os juros ou, até no limite, eu vou baixar os juros’ (…)”, disse Moreira.

Eduardo Moreira diz que ICL vai abrir a caixa preta do Boletim Focus

No ICL Notícias 1ª edição de hoje, Moreira chamou a atenção para o fato de que, no boletim, houve agentes que elevaram a expectativa máxima de inflação para 8% ao ano em 2026. “Alguns bancos pegaram e meteram 8% de inflação só para puxar a média para cima e fazer confusão no mercado. E isso, só para vocês terem a noção, é um escândalo, pois analista de banco nunca muda mais do que 3% para 3,1%, ou 3% para 3,2%, e de 4% para 3,8%”, explicou.

A estratégia, segundo ele, visa a manipular a opinião pública. “Tem toda a pinta de já combinado com os veículos de imprensa para gerar as notícias que eles querem para já chegarem batendo. Como é anônimo, [o analista] mete 8% lá para forçar o BC a tomar uma decisão em cima de uma mentira”, denunciou Moreira.

Para desmascarar a farsa, o ICL, segundo Moreira, entrou com pedido de LAI (Lei de Acesso à Informação) para saber quem colocou o 8% na pesquisa.

Assista ao comentário completo de Eduardo Moreira no vídeo abaixo:

FONTE:

Eduardo Moreira escancara manipulação do Boletim Focus, do Banco Central