Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

“Entrar em guerra com a Rússia significa arriscar a Terceira Guerra Mundial”, diz vice-premiê italiano

Político criticou a possível entrada da Ucrânia na OTAN.

O envio de tropas da OTAN para a Ucrânia corre o perigo de iniciar a Terceira Guerra Mundial, disse o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê da Itália, citado na sexta-feira (15) pela agência italiana askanews.

“Acredito que a OTAN não deve entrar na Ucrânia. Seria um erro, devemos ajudar a Ucrânia a se defender, mas entrar em guerra com a Rússia significa arriscar a Terceira Guerra Mundial”, declarou Antonio Tajani em um evento público em Verona, Itália.

Tajani reiterou também que a Itália não entrará em um conflito armado com a Rússia.

“Também espero que nenhum país esteja pensando nisso. Não há nenhum acordo ou ideia sobre isso”, comentou.

Anteriormente, Emmanuel Macron, presidente da França, disse que a União Europeia havia concordado em criar uma “nona coalizão para ataques profundos”, fornecendo à Ucrânia mísseis de médio e longo alcance. Ele também disse que a França fará de tudo para garantir que a Rússia “não vença essa guerra”.

Ele revelou que os líderes ocidentais discutiram a possibilidade de enviar tropas à Ucrânia e que ainda não haviam chegado a um consenso, “mas nada pode ser descartado”. Durante uma reunião com líderes da oposição no início de março, Macron reiterou que a França não tem “limites ou linhas vermelhas” no que toca à ajuda a Kiev.

Tajani excluiu em comentários na quinta-feira (14) às declarações de Macron qualquer possibilidade de enviar unidades italianas para a Ucrânia.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/entrar-em-guerra-com-a-russia-significa-arriscar-a-terceira-guerra-mundial-diz-vice-premie-italiano