Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

‘Esquerda criticava o sistema, mas hoje quem faz isso é a extrema direita’, diz Lula

Presidente Lula falou durante cerimônia de anúncio de investimentos federais no Rio Grande do Sul.

Em um evento realizado em Porto Alegre nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou uma mudança no cenário político ao abordar a postura da esquerda em relação ao sistema. Em seu discurso durante o anúncio de investimentos do Governo Federal no Rio Grande do Sul, Lula apontou que, atualmente, é a extrema direita que critica o sistema, enquanto a esquerda passou a fazer parte dele.

“A esquerda criticava o sistema, mas passou a fazer parte do sistema. Mas hoje quem critica o sistema é a extrema direita, como Milei e Bolsonaro”, disse Lula.

Em relação às recentes pesquisas de opinião, o presidente afirmou: “Tenho consciência que não estou cumprindo o que prometi, mas este ano começamos a colher o que plantamos o ano inteiro.”

O presidente ressaltou o compromisso do governo em devolver aos gaúchos parte do que é arrecadado no estado, enfatizando a determinação em renegociar as dívidas estaduais para aliviar o fardo financeiro dos governos locais.

Lula também abordou a abordagem republicana do governo federal no processo de tomada de decisões, citando o Pacto Nacional pela Retomada de Obras paralisadas e inacabadas como um exemplo de diálogo e cooperação entre diferentes esferas políticas.

“O que estamos fazendo aqui no Rio Grande do Sul é uma prestação de contas para a população sobre as ações do governo federal”, declarou. “Já estamos semeando e trabalhando desde o primeiro dia.”

O evento contou com a presença do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, além de diversos ministros e autoridades locais. Os investimentos anunciados fazem parte do Novo PAC, que prevê um aporte significativo de recursos para obras de infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento socioeconômico em todo o estado gaúcho.

FONTE:

https://www.brasil247.com/poder/esquerda-criticava-o-sistema-mas-hoje-quem-faz-isso-e-a-extrema-direita-diz-lula