Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

EUA estão alarmados com possibilidade de guerra em larga escala entre Irã e Israel, diz John Kirby

Embora preocupados com a escalada no Oriente Médio, os EUA reiteram o apoio a Israel contra o Irã.

Washington está alarmado com a possibilidade de uma guerra em larga escala entre Irã e Israel após o letal ataque aéreo ao consulado do Irã na Síria, disse o Coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, à CNN.

“Sim, estamos muito preocupados [com esse cenário]. Na verdade, uma das coisas sobre as quais o Primeiro-Ministro e o Presidente falaram hoje foi essa ameaça muito pública e muito real do Irã ao Estado de Israel,” ele disse, respondendo à pergunta do apresentador da TV sobre a possibilidade de um conflito importante entre Israel e o Irã.

“Acho importante lembrar que a assistência de segurança que fornecemos a Israel não é apenas para Gaza. (..) Os Estados Unidos estarão ao seu lado, continuaremos a ajudá-lo a se defender contra essas múltiplas ameaças,” acrescentou Kirby.

Anteriormente, o canal i24News de Israel informou que o Estado judeu estava se preparando para possíveis ataques iranianos após o letal ataque ao consulado do Irã na Síria.

Em 1º de abril, a agência de notícias síria SANA informou que a Força Aérea de Israel havia realizado um ataque a um prédio em Damasco. Meios de comunicação iranianos disseram que o consulado do Irã era o alvo do ataque, que deixou 13 pessoas mortas. O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) disse em um comunicado que o ataque matou sete conselheiros militares, incluindo o General Mohammad Reza Zahedi e o General Mohammad Hadi Haji-Rahimi.

O Líder Supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, prometeu que Teerã faria Israel se arrepender de seu ataque e o Presidente Ebrahim Raisi afirmou que o ataque não ficaria sem resposta. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), Daniel Hagari, disse que Israel atingiu um alvo militar pertencente ao IRGC, mas não uma missão diplomática. Segundo Hagari, a instalação estava disfarçada como um prédio civil.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/eua-estao-alarmados-com-possibilidade-de-guerra-em-larga-escala-entre-ira-e-israel-diz-john-kirby