Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

EUA lidera a produção de petróleo mundial pelo sexto ano seguido

De acordo com a Administração de Informação sobre Energia (EIA), a produção de petróleo bruto dos EUA bateu um novo recorde mensal em dezembro de 2023.

A produção de petróleo bruto dos Estados Unidos liderou a produção global de petróleo pelo sexto ano consecutivo, com uma média recorde de produção de 12,9 milhões de barris por dia (bpd), informou a Administração de Informação sobre Energia (EIA) em comunicado nesta segunda-feira.

Em dezembro, a produção de petróleo bruto dos Estados Unidos atingiu um novo recorde mensal de mais de 13,3 milhões de bpd, afirmou a agência.

“Os Estados Unidos produziram mais petróleo bruto do que qualquer outra nação em qualquer momento, de acordo com nossas Estatísticas Internacionais de Energia, nos últimos seis anos consecutivos”, acrescentou a EIA.

A EIA afirma que é improvável que o recorde seja quebrado por outro país a curto prazo.

Em outro lugar, o governo da Arábia Saudita ordenou em janeiro à Aramco que interrompesse seu plano de expansão do petróleo e que visasse uma capacidade de produção máxima de 12 milhões de barris por dia (bpd), um milhão de bpd abaixo da meta anunciada em 2020.

O benchmark global Brent caiu na segunda-feira, ficando abaixo de US$ 82 por barril à medida em que preocupações geopolíticas persistentes no Oriente Médio e na Rússia se chocam com o nervosismo sobre a demanda em desaceleração na China.

Recentemente, os membros da OPEP+, liderados pela Arábia Saudita e pela Rússia, concordaram em estender os cortes voluntários na produção de petróleo de 2,2 milhões de barris por dia para o segundo trimestre, dando suporte adicional ao mercado diante das preocupações com o crescimento global e o aumento da produção fora do grupo.

FONTE: https://www.brasil247.com/mundo/eua-lidera-a-producao-de-petroleo-mundial-pelo-sexto-ano-seguido?tbref=hp