A análise de dados é uma das principais tendências de tecnologia e já é uma realidade para os profissionais de comunicação. O tema foi o destaque da 3ª edição do PR³!, uma iniciativa do Itaú Unibanco, que reuniu profissionais para discutir como otimizar e direcionar estratégias de comunicação usando dados.
Para Cláudio Bruno, Head de Insights e Análise de Mídia na Cortex, ainda é um tabu falar de dados no meio da comunicação, mas ele acredita que o Jornalismo de Dados está evoluindo no Brasil.
“A disciplina é recente, mas já vemos alguns veículos de comunicação, como o Nexo e a Folha de S. Paulo se especializando no assunto. É um trabalho denso e exige uma especialização do repórter, mas o jornalista é essencialmente um cientista de dados”, afirma.
Para Pâmela Vaiano, diretora de Relações Públicas da empresa 99, a análise de dados demanda uma capacidade de contextualização do jornalista para transformar um dado em uma informação.
No vídeo abaixo, Pâmela usa a experiência da 99 para contar como a empresa trabalha com os dados e constrói conhecimento relevante para a sociedade.
Já Diego Viñas, líder da assessoria de imprensa do Reclame Aqui, explica que o trabalho dele é, justamente, transformar o banco de dados do portal Reclame Aqui em notícias para a imprensa. “Há uma vastidão de possibilidades do uso de dados. O que o profissional de comunicação precisa fazer é usar isso com estratégia e criatividade”, afirma.
Mídia.JOR
A relação do jornalismo com a tecnologia será discutido na edição do Mídia.JOR 2019. O evento abordará a relação do jornalismo com a Inteligência Artificial e as experiências tecnológicas na área, no Brasil e no mundo. As inscrições estão abertas no site.
FONTE:
http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/82570/evento+discute+estrategias+de+comunicacao+para+transformar+dados+em+noticias