Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Gleisi lamenta desfiliação de Requião, mas diz que críticas ao PT são “injustas”

Ex-governador alegou que o PT perdeu sua função transformadora e “aderiu à direita”.

Presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) lamentou a decisão do ex-governador do Paraná Roberto Requião de deixar a legenda. No entanto, ela classificou as críticas feitas por Requião à sigla como “injustas”.

O ex-governador alegou que o PT perdeu sua função transformadora e “aderiu à direita”, abandonando os princípios que o levaram a se filiar inicialmente. Ele ainda não poupou críticas ao governo Lula, apontando alianças questionáveis e políticas que, em sua visão, prejudicam o país. Requião também destacou o apoio do PT ao pedágio no Paraná, uma questão que ele combateu fortemente, e a venda de empresas estatais, como a Copel e a Sanepar. As críticas foram endossadas por seu filho, o deputado estadual Requião Filho (PT).

Para Gleisi, o que o PT e o governo têm feito “é muito diferente de ‘aderir à direita'”. “Lamento a desfiliação do ex-governador Roberto Requião, mas discordo das críticas injustas. Requião sabe como foi importante a frente política mais ampla que construímos no PT para eleger Lula e, aí sim, livrar o Brasil de um governo de extrema direita. E deve saber também que nosso governo reconstruiu políticas públicas que atendem os mais pobres, retomou a geração de empregos, fez crescer o salário e a renda, além de defender a democracia e enfrentar os golpistas. Isso é muito diferente de ‘aderir à direita'”, publicou Gleisi no X, antigo Twitter, nesta quinta-feira (28).

FONTE:

https://www.brasil247.com/regionais/sul/gleisi-lamenta-desfiliacao-de-requiao-mas-diz-que-criticas-ao-pt-sao-injustas