Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Governo Lula anuncia rota ligando Atlântico e Pacífico até 2026 em plano de integração regional

Como parte do Plano de Integração Sul-Americana, o governo anunciou a criação de uma rota “bioceânica”.

Como parte do Plano de Integração Sul-Americana, o governo anunciou a criação de uma rota “bioceânica”, que será uma linha que sai da costa brasileira banhada pelo Oceano Atlântico, atravessa o território nacional e rompe a fronteira com o Paraguai, então penetra a Argentina e, na sequência, o Chile antes tocar o Pacífico.

De acordo com a CNN Brasil, desenvolvido dentro do Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet, o programa prevê cinco rotas para a integração regional. João Villaverde, secretário de Articulação Institucional da pasta e um dos quadros que está à frente da agenda, afirma que entre o final de 2025 e o início de 2026, o trajeto rodoviário ligando os dois oceanos estará concluído.

A reportagem ainda indica que a chamada “Rota de Capricórnio” não fica de pé hoje devido a duas questões de infraestrutura. A primeira é a necessidade de construção de uma ponte, sobre o Rio Paraguai, entre os municípios de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, e Carmelo Peralta, no país vizinho. A obra está 53% pronta e deve ser entregue em julho de 2025. A segunda questão é a necessidade de pavimentação de um trecho com cerca de 250 quilômetros — hoje “barro puro” — na região do chaco (o pantanal paraguaio). A obra está em andamento e tem financiamento do Fonplata, mecanismo financeiro da região, cuja governadora no Brasil é Tebet.

FONTE:

https://www.brasil247.com/brasil/governo-lula-anuncia-rota-ligando-atlantico-e-pacifico-ate-2026-em-plano-de-integracao-regional