Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 13 anos lutando pelos jornalistas (3)
HOLANDA, JAPÃO E EUA CHEGAM A UM ACORDO PARA LIMITAR A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CHIPS DA CHINA

HOLANDA, JAPÃO E EUA CHEGAM A UM ACORDO PARA LIMITAR A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CHIPS DA CHINA

A guerra tecnológica esquenta!

O governo Biden pode, em breve, fazer com que a Holanda e o Japão se juntem aos EUA para limitar o acesso da China a máquinas avançadas de semicondutores, minando as ambições do líder chinês Xi Jinping de se tornar uma superpotência dominante.
<<(…) autoridades americanas, holandesas e japonesas encerraram as negociações hoje sobre novas diretrizes para que tipo de equipamento de fabricação de chips pode ser exportado para a China. As negociações estão a portas fechadas e não há planos para um anúncio público de restrições>>.
A Holanda provavelmente reduzirá as exportações de máquinas de litografia ultravioleta da ASML Holding NV, que produzem chips avançados para a China.
Por Tyler Durden nesta sexta-feira, 27.1.2023
O Japão provavelmente adotará limites semelhantes para a Nikon Corp.
Fontes disseram à Reuters que um acordo entre autoridades holandesas e americanas pode ser alcançado em alguns dias. (https://www.reuters.com/…/japan-netherlands-join-us…/)
Sem a cooperação japonesa ou holandesa, o movimento do governo Biden para restringir a capacidade da China de produzir chips de alta tecnologia para aplicações militares seria limitado.
Em 7.10.2022, o presidente Biden revelou um conjunto abrangente de controles de exportação que proíbem as empresas chinesas de comprar chips avançados e equipamentos de fabricação de chips sem licença.
<<Estamos discutindo com os Estados Unidos e outros países sobre o regime de controle de exportação”, disse Yasutoshi Nishimura, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, à Reuters na sexta-feira.
“Vamos implementar todas as medidas de acordo com nossa Lei Cambial e por meio da cooperação internacional”, acrescentou.>>
No outono passado, Mark Williams e Zichun Huang, analistas da Capital Economics, escreveram em um relatório que “os movimentos dos EUA são uma grande ameaça às ambições tecnológicas da China”. (https://www.zerohedge.com/…/what-annihilation-looks…)
Os analistas observaram que a indústria global de semicondutores é “quase inteiramente” dependente dos EUA.
O que está muito claro é que a guerra tecnológica EUA-China está se acelerando.
FONTE
https://www.zerohedge.com/geopolitical/netherlands-japan-talks-us-throttle-chinas-chip-ambitions-tech-war-heats