Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
IBGE anuncia que vai voltar a investigar segurança alimentar e fome no país

IBGE anuncia que vai voltar a investigar segurança alimentar e fome no país

O tema foi deixado de lado desde 2018.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) voltará a investigar a situação de segurança alimentar e a fome no país, através de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua que vai a campo no quarto trimestre deste ano. A data de divulgação dos dados ainda será informada.

Segundo o instituto, a iniciativa é uma parceria com a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicadi), para atender a uma demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O Brasil não teve dados oficiais sobre a fome nos últimos anos. Os números mais conhecidos foram os levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).

O IBGE não pesquisava o tema desde 2018, quando o fez por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2017-2018, cujos resultados foram divulgados em 2020. Antes disso, as edições de 2004, 2009 e 2013 da antiga Pnad incluíam módulos sobre segurança alimentar e fome.

O instituto destacou, em seu anúncio, que vem mantendo um padrão quinquenal para essa investigação, embora os dados não sejam diretamente comparáveis, por se tratarem de pesquisas diferentes.

Alta vulnerabilidade

A pesquisa vai usar a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) para classificar pessoas e domicílios de acordo com a vulnerabilidade relacionada ao acesso aos alimentos, tanto em quantidade suficiente como em qualidade adequada.

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, explicou que essa mensuração é feita a partir da percepção das famílias, o que permite identificar situações de segurança alimentar e insegurança alimentar leve, moderada ou grave.

“Esse suplemento vem num momento importante pois entre 2018 e 2023 houve a pandemia de COVID-19, que provocou impactos significativos no mercado de trabalho e na vulnerabilidade de famílias, principalmente nas de baixa renda”, disse Beringuy.

FONTE:

https://globorural.globo.com/economia/noticia/2023/08/ibge-anuncia-que-vai-voltar-a-investigar-segurana-alimentar-e-fome-no-pas.ghtml?feedvaloragro&interno_origem=valoragro