Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Irã lança pela 1ª vez 3 satélites no mesmo dia e se impõe como potência estratégica

O país lançou um satélite e dois nanossatélites para uma órbita mínima de 450 km de altitude usando tecnologia iraniana, nas vésperas do 45º aniversário da Revolução Islâmica.
O Irã lançou no domingo (28) pela primeira vez simultaneamente três satélites, informou a agência iraniana IRNA.
Um satélite pesando 32 kg e dois nanossatélites de menos de 10 kg cada foram colocados em uma órbita de 450 km de altitude por meio do foguete portador Simorgh (Fênix, em persa), desenvolvido no país, com os dois dispositivos menores destinados a testar a comunicação de banda estreita e a tecnologia de geoposicionamento.
O satélite maior, chamado Mahda e construído pela Agência Espacial do Irã, destina-se a testar a precisão do foguete Simorgh em transportar diferentes tipos de cargas para a órbita baixa da Terra, e também avaliar a eficácia de alguns novos desenvolvimentos e a confiabilidade das tecnologias iranianas no espaço.
O Simorgh é um veículo de lançamento de dois estágios movido a combustível líquido. O Mahda, por sua vez, é um dos satélites leves do Instituto Iraniano de Pesquisa Espacial destinado a testar os subsistemas de satélites desenvolvidos.
Os lançamentos ocorreram nas vésperas do 45º aniversário da Revolução Islâmica no Irã.
FONTE:
https://sputniknewsbr.com.br/20240128/ira-lanca-pela-1-vez-3-satelites-simultaneamente-para-testar-tecnologias-fotos-video-32762303.html