Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Israel e Hezbollah intensificam ataques na fronteira com o Líbano

Israel e Hezbollah intensificam ataques na fronteira com o Líbano

O ataque do Hezbollah a Shtula, uma comunidade agrícola israelense, matou uma pessoa e feriu outras três, disseram o grupo e médicos israelenses.

Os combatentes do Hezbollah no Líbano iniciaram ataques contra postos do exército israelense e uma vila na fronteira norte neste domingo (15). Israel respondeu a esses ataques com operações militares no Líbano. Durante a semana anterior, houve episódios esporádicos de disparos na fronteira entre Israel e o Líbano, o que aumentou as preocupações de que os confrontos entre o exército israelense e militantes do Hamas em Gaza pudessem se transformar em um conflito mais amplo.

O ataque do Hezbollah à comunidade agrícola israelense de Shtula resultou na trágica morte de uma pessoa e feriu outras três, de acordo com informações fornecidas pelo grupo e médicos israelenses. O Hezbollah também alegou ter atacado quartéis em Hanita, Israel, usando mísseis guiados e afirmou ter causado baixas significativas entre as forças inimigas. Em retaliação aos ataques, as forças armadas de Israel conduziram operações no território libanês e declararam uma zona de exclusão de 4 km ao longo da fronteira libanesa, restrita ao acesso público. Três fontes de segurança confirmaram à agência Reuters que a artilharia israelense atingiu várias áreas no sul do Líbano.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, declarou no domingo que Israel não deseja iniciar uma guerra em sua fronteira norte. Ele enfatizou que Israel não procura agravar a situação e que, se o Hezbollah optar pelo caminho da paz, Israel respeitará essa decisão e manterá a situação atual. No entanto, o Hezbollah reiterou sua prontidão para lutar contra Israel e afirmou que não será influenciado pelos apelos de nações árabes e potências estrangeiras para se abster.

Por sua vez, Israel afirmou que está preparado para enfrentar um conflito em duas ou mais frentes, com o principal porta-voz militar, almirante Daniel Hagari, destacando que o Hezbollah, apoiado pelo Irã, tem aumentado as tensões na fronteira com o Líbano como um meio de impedir uma ofensiva israelense em Gaza.

O Irã alertou Israel sobre a possibilidade de escalada se não cessar as agressões contra os palestinos, com seu ministro das Relações Exteriores dizendo que outras partes na região estavam prontas para agir, relatou a agência de notícias semi-oficial Fars no domingo. “Se as agressões sionistas não cessarem, as mãos de todas as partes na região estão no gatilho”, teria dito Hossein Amirabdollahian.(*Com informações do g1)

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/israel-e-hezbollah-intensificam-ataques-na-fronteira-com-o-libano