Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Israel não permite saída de brasileiros, que estão abrigados em casa após série de bombas na fronteira com Egito

Israel não permite saída de brasileiros, que estão abrigados em casa após série de bombas na fronteira com Egito

O governo brasileiro, através do Itamaraty, alugou uma casa para os brasileiros se abrigarem e poderem se alimentar até a liberação da fronteira para irem ao Egito.

O governo de Israel não autorizou a saída de brasileiros e de outros estrangeiros da Faixa de Gaza neste sábado (14). O aval do país é fundamental para o sucesso da operação de evacuação. Na sexta (13), o governo israelense tinha sinalizado a autoridades que permitiria a passagem de brasileiros até a fronteira de Gaza com o Egito.

O Governo Brasileiro acertou nesta sexta-feira os detalhes com o Egito para a passagem de seus nacionais por sua fronteira. Ao mesmo tempo, enquanto faziam a fuga, o Brasil informou à Israel a placa e o trajeto do ônibus utilizado por nós para salvar os brasileiros de Gaza.

De acordo com Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, hoje pela manhã os brasileiros conseguiram deixar a escola onde estavam abrigados e seguiram rumo ao Egito. Mas Israel bombardeou Khan Yunis, uma cidade por onde passaria nosso ônibus, e os brasileiros ficaram retidos em Gaza. A última informação que se tem é que os 19 brasileiros estão abrigados em uma residência na região.

A casa foi alugada pela Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, que implorou à Israel para que não seja bombardeada. No meio tempo, Israel proibiu a saída de todos os estrangeiros de Gaza. O Egito já havia permitido a saída de estrangeiros pela fronteira de Raffah. A situação agora está crítica e tensa, com diplomatas e embaixadores de Israel, Brasil, Egito e outros países discutindo e tentando achar uma saída para o impasse criado pelo governo de Netanyahu.

FONTE

https://www.brasil247.com/mundo/israel-nao-permite-saida-de-brasileiros-que-estao-abrigados-em-casa-apos-serie-de-bombas-na-fronteira-com-egito