Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

Israel sabia do plano de ataque do Hamas com antecedência, aponta New York Times

Este plano, no entanto, foi desconsiderado pelas autoridades militares e de inteligência de Israel.

De acordo com uma investigação do The New York Times, pulbicada nesta sexta-feira, autoridades israelenses obtiveram o plano de batalha do Hamas para o ataque de 7 de outubro mais de um ano antes de ocorrer. O documento, de cerca de 40 páginas e codinome “Jericho Wall”, detalhava um assalto devastador, que acabou por resultar na morte de aproximadamente 1.200 pessoas. Este plano, no entanto, foi desconsiderado pelas autoridades militares e de inteligência de Israel.

O documento traduzido, que foi analisado pelo The New York Times, não especificava uma data para o ataque, mas descrevia um assalto metódico destinado a dominar as fortificações em torno da Faixa de Gaza, conquistar cidades israelenses e invadir bases militares importantes, incluindo uma sede de divisão. Apesar das advertências específicas, oficiais israelenses subestimaram a capacidade do Hamas de realizar tal operação.

O jornalista Ronen Bergman, correspondente do The New York Times Magazine em Tel Aviv e autor do livro “Rise and Kill First: The Secret History of Israel’s Targeted Assassinations” (publicado pela Random House), contribuiu com informações para este relatório. A versão completa deste artigo está disponível na edição de 1 de dezembro de 2023, da edição impressa de Nova York do The Times.

FONTE:

https://www.brasil247.com/mundo/israel-sabia-do-plano-de-ataque-do-hamas-com-antecedencia-aponta-new-york-times