Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ.Há 9 anos lutando pelos jornalistasUnidos somos mais fortesÚnica entidade nacional de jornalistas que aceita associados com ou sem diploma.
Jornal Nacional usa saída da Ford do Brasil para reforçar argumentos de Guedes

Jornal Nacional usa saída da Ford do Brasil para reforçar argumentos de Guedes

Telejornal da Globo escalou economistas para fazer o discurso de que a receita para o crescimento é ‘cortar mais’ e fazer reformas, a fim de reduzir o custo-Brasil. Confira repercussões na internet.

Após a Ford anunciar o fechamento de suas fábricas no Brasil, o Jornal Nacional reforçou na noite desta segunda-feira (11) o discurso neoliberal do Ministério da Economia, de Paulo Guedes, a favor de reformas, “mais cortes” e pela redução do custo-Brasil, condições para que a empresa ficasse no País, de acordo com a linha da reportagem.

No Twitter, internautas criticaram o principal telejornal da Globo por “passar pano” para a destruição de empregos que esse modelo econômico provoca e por “bater palmas” para Guedes, trazendo a mesma opinião de diferentes “especialistas”. Confira algumas repercussões:

 

 

Contexto

Desde o golpe contra Dilma Rousseff, em 2016, passou a vigor no Brasil uma agenda neoliberal, baseada no corte de direitos trabalhistas e sociais, além de congelamento de investimentos. O argumento dos neoliberais é o de que é necessário reduzir custos para a geração de empregos. A medida, no entanto, não surtiu efeitos nos últimos anos.

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 14,6% no trimestre encerrado em setembro e atingiu um novo recorde, de acordo com dados da Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 14 milhões de desempregados.

Sobre a Ford, “a Associação dos Fabricantes, a Anfavea, disse que respeita e lamenta a decisão da Ford e que isso ‘corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil'”, informou a reportagem do JN,

“A Confederação Nacional da Indústria vai na mesma linha e diz que o fechamento da fábrica é um alerta para a necessidade de aprovar medidas que reduzam o Custo Brasil, entre elas a reforma tributária”, acrescentou.

FONTE:

https://www.brasil247.com/midia/jornal-nacional-usa-saida-da-ford-do-brasil-para-reforcar-argumentos-de-guedes