“O mundo está testemunhando o genocídio do regime sionista contra os palestinos em Gaza”, disse Aiatolá Ali Khamenei.
O líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o “genocídio” de Israel contra os palestinos na Faixa de Gaza deve parar “imediatamente”, conforme relatado pela TV estatal nesta terça-feira (17), um dia antes da visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Israel.
Israel prometeu aniquilar o grupo Hamas, apoiado por Teerã, que governa Gaza, após combatentes invadirem Israel em 7 de outubro, matando 1.300 pessoas, principalmente civis, no dia mais mortal na história do país de 75 anos.
“Ninguém pode enfrentar os muçulmanos e as forças de resistência se os crimes do regime sionista contra os palestinos continuarem… O bombardeio de Gaza deve parar imediatamente”, disse Khamenei a um grupo de estudantes em Teerã.
“O mundo está testemunhando o genocídio do regime sionista contra os palestinos em Gaza”, disse ele sob os gritos de “morte a Israel”.
Apoiar a causa palestina tem sido um pilar da República Islâmica desde a revolução de 1979 e uma maneira pela qual o país, de maioria xiita, se posicionou como líder do mundo muçulmano.
Israel, que Teerã se recusa a reconhecer, há muito acusa os líderes religiosos do Irã de incitar a violência ao fornecer armas ao Hamas. Teerã afirma fornecer apoio moral e financeiro ao grupo.
“Devemos responder, devemos reagir ao que está acontecendo em Gaza”, disse Khamenei, acrescentando que os líderes israelenses devem ser julgados por seus “crimes contra os palestinos em Gaza”.
Israel bombardeou a Faixa de Gaza com ataques aéreos que mataram mais de 2.800 palestinos, um quarto deles crianças, e forçaram cerca da metade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza a deixar suas casas. Israel impôs um bloqueio total à área, bloqueando alimentos, combustível e suprimentos médicos, que estão acabando rapidamente.
Our numerous intelligence reports show that the US is formulating the Zionist regime’s current policy, and what is being done is governed by US policymaking. The US must be held responsible for this situation.
— Khamenei.ir (@khamenei_ir) October 17, 2023
FONTE:
https://www.brasil247.com/mundo/lider-do-ira-diz-que-israel-deve-interromper-o-genocidio-dos-palestinos-em-gaza