Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Lula celebra nova era nas relações Brasil-Bolívia: “integração é uma necessidade de sobrevivência”

Presidente destacou integração física e energética, além de cooperação no combate ao tráfico e aos incêndios, durante encontro na Bolívia.

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou a Bolívia nesta terça-feira (9), país que recentemente enfrentou uma tentativa de golpe. Em coletiva de imprensa ao lado do presidente boliviano Luis Arce, Lula ressaltou a importância das relações entre os dois países e anunciou novas iniciativas de cooperação.

“Bolívia e Brasil estão no coração sul-americano. A integração física e energética da região passa necessariamente por nossos países. O engajamento boliviano é chave para a conclusão do conjunto de rotas que o Brasil tem chamado de Quadrante Rondon. Com a construção da ponte binacional sobre o rio Mamoré, o transporte de bens ficará mais barato, beneficiando em particular os estados de Beni e Pando, na Bolívia, e Rondônia e Acre no Brasil”, declarou Lula.

O presidente brasileiro destacou também a excelente cooperação entre os países no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, mencionando a importância de trabalharem juntos para combater os incêndios no Pantanal. Lula anunciou a assinatura de diversos projetos para fortalecer a capacidade de combate ao tráfico de pessoas e drogas e melhorar a gestão migratória. Além disso, mencionou o início das negociações para viabilizar o acesso de brasileiros à saúde pública na Bolívia, assim como os bolivianos já podem utilizar o SUS no Brasil.

Sobre o Mercosul, Lula celebrou a Bolívia como membro pleno do bloco e expressou o desejo de receber de volta a Venezuela, afirmando que a normalização da vida política venezuelana é essencial para a estabilidade da América do Sul. “Esperamos que as eleições na Venezuela transcorram de forma tranquila e que os resultados sejam reconhecidos por todos”, completou.

Em sua fala, o presidente boliviano Luis Arce agradeceu a visita de Lula e ressaltou a importância do Brasil para a Bolívia. “Quero agradecer ao irmão Lula por ter cumprido a sua promessa, feita durante a sua campanha, de visitar a Bolívia após ganhar a eleição. Nós torcemos para que o senhor ganhasse as eleições, porque sabemos que com Lula o Brasil é diferente, e que a relação da Bolívia com o Brasil também seria diferente. Agradecemos também o interesse do Brasil em que a Bolívia voltasse a se tornar parte do Mercosul”, afirmou Arce.

A visita de Lula à Bolívia marca um novo capítulo nas relações bilaterais, com foco na cooperação mútua e no desenvolvimento regional.

Foto: Reprodução/Youtube

FONTE: https://www.brasil247.com/americalatina/lula-celebra-nova-era-nas-relacoes-brasil-bolivia-integracao-e-uma-necessidade-de-sobrevivencia