Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos
Lula condena embargo econômico dos EUA contra Cuba

Lula condena embargo econômico dos EUA contra Cuba

‘A Ilha Caribenha tem sido defensora de uma governança global mais justa’, afirmou o presidente em Havana, capital cubana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado (17), em Havana, capital cubana, que o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba é “ilegal” e condenou a inclusão da ilha caribenha na lista norte-americana de nações patrocinadoras do terrorismo.

“Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal. O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo”, afirmou Lula no encontro da cúpula do G77+China, que reúne 133 países em desenvolvimento.

O embargo contra a ilha caribenha começou em 7 de fevereiro de 1962, quando o governo norte-americano adotou a política contra o regime cubano no período da Guerra Fria.

No evento G77+China, lideranças discutem alternativas para o crescimento econômico e a importância da Ciência e Tecnologia. Em seu discurso, o presidente Lula defendeu uma “revolução digital” nos países em desenvolvimento e anunciou uma proposta do governo brasileiro na presidência do G20 (dezembro de 2023 a novembro de 2024).

FONTE

https://www.brasil247.com/americalatina/lula-condena-embargo-economico-dos-eua-contra-cuba