Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Lula defende a criação de um banco para os países da América do Sul: ‘não podemos correr atrás do Banco Mundial o tempo todo’

De acordo com o presidente, lideranças políticas e empresariais do Brasil precisam ter a “iniciativa” de ajudar no crescimento do continente sul-americano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quarta-feira (17) a criação de um banco só da América do Sul, com o objetivo de não “ficar correndo atrás” do Banco Mundial.

“A gente fica correndo atrás do Banco Mundial toda hora, a gente pode criar uma coisa nossa, que fale que nem a gente, que pense que nem a gente”, disse o chefe do Executivo no Fórum Empresarial Brasil-Colômbia, em Bogotá, Colômbia.

Segundo o chefe de Estado, lideranças políticas e empresariais do Brasil precisam ter a “iniciativa” de ajudar no crescimento da América do Sul, pois, apesar de ser um país pobre, tem as maiores economia, população e produção do continente.

A Colômbia é o terceiro principal parceiro do Brasil na região, com uma corrente de comércio que, em 2023, chegou a US$ 6,1 bilhões, patamar abaixo do potencial das relações entre economias do porte do Brasil e dos colombianos.

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/lula-defende-a-criacao-de-um-banco-para-os-paises-da-america-do-sul-nao-podemos-correr-atras-do-banco-mundial-o-tempo-todo