Associação Brasileira dos Jornalistas

Seja um associado da ABJ. Há 12 anos lutando pelos jornalistas

Lula falou a verdade e é atacado porque o sistema financeiro quer mandar no Banco Central

Economista afirmou que as reações às falas do presidente Lula se devem ao desejo do capital financeiro de seguir mandando na autoridade monetária.

247 – O economista Paulo Nogueira Batista Jr., em uma postagem na plataforma X, afirmou que o presidente Lula não excedeu em seus comentários e resiste a pressões indevidas de grupos oligárquicos financeiros. Segundo ele, esses grupos tentam influenciar a nomeação para a presidência do Banco Central, buscando alguém que seja de seu agrado, como um executivo do setor financeiro. Batista Jr. destaca que a resistência se deve ao fato de que esses grupos desejam governar no lugar do presidente democraticamente eleito.

“Lula não passou do ponto e nem produziu ruídos descabidos. Falou a verdade. Está resistindo a uma turbulência fabricada pela oligarquia financeira com um objetivo principal —pressionar o governo a indicar um nome do agrado dela para a presidência do Banco Central”, disse Paulo Nogueira. “A nociva turma (ou turba) da bufunfa quer governar no lugar do presidente eleito. O nome de agrado dessa turma seria ou um serviçal deles, algum executivo do sistema financeiro, tipo Fraga, Goldfajn ou Campos. Não sendo possível alguém assim, querem um que seja cooptável”, acrescentou.

No contexto de críticas recentes, o presidente Lula, em entrevista à Rádio Sociedade na Bahia, expressou preocupações sobre ataques especulativos contra o real e acusou o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de atuar com “viés político”. Lula destacou que Campos Neto, indicado por Jair Bolsonaro e crítico pela manutenção de uma taxa de juros elevada, tem mandato até o final do ano, e mencionou a necessidade de manter a autonomia do Banco Central para evitar que o mercado financeiro se apodere da instituição.

https://x.com/paulonbjr/status/1808295204329513057

FOTO: Ricardo Stuckert/PR

FONTE:

https://www.brasil247.com/economia/paulo-nogueira-lula-falou-a-verdade-e-e-atacado-porque-o-sistema-financeiro-quer-mandar-no-banco-central