Associação Brasileira dos Jornalistas

capa14anos

‘Lula não vai apoiar nenhuma aventura da Venezuela e Maduro sabe disso’, dizem interlocutores do Planalto

Segundo aliados, o presidente Lula não pensará duas vezes em subir o tom contra uma eventual ofensiva venezuelana para anexar o território de Essequibo, localizado na Guiana.

Aliados e interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que ele não apoiará “nenhuma aventura” da Venezuela em relação à anexação do território de Essequibo, área rica em petróleo e minérios localizada na Guiana. “O governo Lula não vai apoiar nenhuma aventura, disso você pode ter certeza. Mais: o Maduro [Nicolás Maduro, presidente da Venezuela] sabe disso”, disse um diplomata à coluna da jornalista Daniela Lima, do G1.

Ainda conforme a reportagem, integrantes do grupo que assessora Lula teriam alertado o presidente venezuelano sobre o ”risco de perder o controle da situação” às vésperas da eleição presidencial naquele país. 

O ex-ministro das Relações Exteriores e assessor de Lula, Celso Amorim, teria alertado Maduro sobre os perigos dessa abordagem, destacando que a iniciativa poderia mergulhar o país em profunda incerteza, ficando vulnerável a fatalidades externas ou conflitos nas regiões de fronteira.

Ainda de acordo com a reportagem, “segundo esses aliados, Lula não pensará duas vezes em subir o tom contra uma eventual ofensiva de Maduro, se ele avançar o sinal para além da retórica”.

FONTE:

https://www.brasil247.com/americalatina/lula-nao-vai-apoiar-nenhuma-aventura-da-venezuela-e-maduro-sabe-disso-dizem-interlocutores-do-planalto